Seguidores

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

CINCO PASSOS PARA REALIZAR UMA E.B.F

CINCO PASSOS PARA REALIZAR UMA E.B.F
PERFIL DO LÍDER

O líder tem que ter Comunhão viva com Deus e ter consciência de que o trabalho que está fazendo é para Deus, procurar fazer sempre o melhor, fazer tudo como diz em Colossenses 3:23; “Não esperando reconhecimento humano, e sim de DEUS”.
O líder deve entender as cinco áreas que abrange a afetividade de quaisquer ministérios de desenvolvimento em equipe. Baseados nessas áreas desenvolverão o programa da EBF:
(a) Visão correta do ministério
(b) boa organização
(c) formação e treinamento da equipe
(d) apoio em oração
(e) divisão de tarefas

A – VISÃO CORRETA DO MINISTÉRIO

Como organizar uma EBF

Embora a primeira EBF não tenha sido realizada nas dependências de uma Igreja Evangélica e possa muito bem funcionar em locais como Orfanatos e Escolas, a melhor é a que se realiza nas dependências de sua Igreja local. Na EBF encontramos muitas crianças que nunca ouviram falar de Jesus e a Igreja deve aproveitar para que seja evangelizada, por isso a Liderança da EBF deve contar com todo Apoio do Ministério e membros da Igreja local. Se a EBF for bem trabalhada a Igreja poderá ganhar novos alunos para a EBD (Escola Bíblica Dominical), onde receberão devido crescimento espiritual. A EBF proporciona o envolvimento dos crentes no serviço do Senhor, talentos podem ser desenterrados e muitos podem descobrir e desenvolver talentos novos. Para se realizar um a EBF, a Igreja deve assumir algumas responsabilidades:
· Convocar intercessores
· Fornecer professores
· Auxiliares
· Material necessário para as aulas
· Brindes
· Conselheiros
· Divulgadores
· Cozinheiros
· Animadores
· Lanche
· Material de limpeza

UMA SEMANA DE EBF CORRESPODE A MAIS DE TRES MESES DE EBD

A. O aluno tem uma semana para não esquecer o que aprendeu. Qual é o nosso objetivo?
B. Levar a criança a reconhecer a Cristo como salvador e Senhor, João 1:12; 3:16 e Atos 16:31
C. Ajudá-la no crescimento Espiritual, Hebreus 13;5b
D. Desafiá-las a uma vida de serviço para Deus!
Se estes são os nossos objetivos como podemos colocar pessoas que não estejam preparadas para tamanho trabalho?
1. Se trabalharmos bem na EBF, logo teremos mais alunos na EBD.
2. Nosso alvo também é dar oportunidade pra outros membros da Igreja trabalhar
3. Se assim fizermos, nos estamos marcando uma data importante na vida da criança, aquelas que não freqüentam a igreja ficarão com uma semente plantada dentro de si e serão facilmente alcançadas no futuro.
D – O que é lamentável é fazer uma EBF sem o devido planejamento, simplesmente por fazer, por desencargo de consciência tentando conseguir de qualquer maneira um ou outro que possa ajudar, ou ainda ficando tudo nas mãos de uma só pessoa.

B – BOA ORGANIZAÇÃO

A. Devemos ter uma boa organização geral para que se gere confiança nos participantes.
B. Se eles perceberem que as coisas estão sobre controle no preparo e no desenvolver no trabalho, haverá grande disposição em servir.
C. Treine pessoal, para que conheça o material a ser usado, cada professor tem o dever de estudar e estar devidamente preparado para este grande desafio.
D. Oriente o pessoal sobre como apresentar a lição Bíblica e Missionária
E. A importância da memorização de versículos e cânticos relacionados com a lição. Estamos ensinando a Palavra de Deus que é viva e eficaz, temos que enfatizar as crianças a sua grande importância. A infância é um tempo ideal para a memorização, o Espírito Santo pode usar a palavra memorizada, mesmo depois de muito tempo, para convencê-lo do pecado apontar para Cristo, e confortar os corações, etc. Decorar versículos bíblicos fortalece a vida espiritual da criança guardando-a do pecado. Levando a criança a memorização da palavra de Deus, estamos preparando-a para testemunhar e levar almas a Cristo.
F. Como manter a disciplina. Embora o obreiro ofereça variadissímos estímulos aos pequeninos, muitas vezes eles se vêm diante de uma classe de crianças demasiadamente inquietas, insatisfeitas e turbulentas. Quando isso ocorre, o obreiro deve se sentir confiante para enfrentar a situação. Diante de um problema dessa natureza, alguns, de modos impensados ou emocionalmente perturbados adotam uma atitude exagerada, antes de chamar atenção procure refletir porque a criança esta agitada; se o assunto da lição esta atraente; se a exposição do assunto esta sendo clara
Após obter as respostas você estará pronto para agir, mas não tome decisões precipitadas principalmente se estiver tenso; ao invés de dizer não, diga que vai pensar. Considere as crianças individualmente e faça seu julgamento de acordo com suas particularidades; se medidas enérgicas forem necessárias, tome-as com sabedoria. Muitas atitudes descuidadas podem trazer prejuízo e um deles é a criança desaparecer das reuniões, por isso é necessário que haja laço de amizade entre a criança e o obreiro.

ATENÇÃO!!! A humilhação em publico ou castigo em grupo poucas vezes dão resultado. A disciplina só deverá ser aplicada quando você estiver calma e tranqüila. As decisões impulsivas são geralmente lamentadas depois. Não discipline a criança obrigando-a fazer coisas das quais deveria gostar, como por exemplo: Cantar hinos, ler a Bíblia, Fazer oração do Pai Nosso, etc.

C – FORMAÇÃO E TREINAMENTO DE EQUIPE
Cada EBF é Única Alguns conceitos gerais aplicam-se em qualquer EBF. Atente para as considerações a seguir. Primeiros passos:
ORAÇÃO
“Orai sem cessar.” A oração deve ser a chave que abre o dia e o ferrolho que fecha a noite. Se não quiseres se encontrar com o diabo durante as suas aulas da tarde, busque a Deus pela manhã. A maior influencia na criança é orar POR ela e orar COM ela.
DATA
Seis Meses antes: Decidir a data.
Cinco meses antes: Escolher o diretor e pessoas que poderão ajudar.
Quatro meses antes: Escolher corpo diretivo, professores auxiliares, músicos, e cozinheiros.
Três meses antes: Iniciar treinamento e publicidade.
Dois meses antes: Fazer a lista de todo material necessário.
Um mês antes: Fazer reunião com toda equipe.
Uma semana antes: Verificar se esta tudo em ordem.
DURAÇÃO
Decida quantos dias terá de duração a EBF. Qual período que será realizada, de manhã à tarde ou à noite. E quantas horas terão cada aula.
LOCAL
Decida qual será o local mais adequando para receber seus alunos.
TREINAR O PESSOAL
O treinamento pessoal é indispensável, os lideres sentirão mais confiantes e dispostos quando perceberem que seus auxiliares são verdadeiros cooperadores.

MATRÍCULA
Geralmente será feita no primeiro dia logo na entrada da Igreja, cada criança deverá receber um crachá, uma fita ou bracelete, se quiser poderá separar as idades por cor. Toda EBF deverá ser dividida por classe.
PLANEJAMENTO
Planeje conforme o seu espaço. A melhor ocasião para se planejar uma EBF é quando se termina a que está se fazendo, deve se avaliar tudo o que foi feito durante a semana, pois tudo o que foi feito está bem presente no coração de cada um da equipe, muitas idéias excelentes serão apresentadas, erros serão corrigidos e diretrizes serão traçadas com boa antecedência.

Não esqueça de que haverá mães que também precisam de atenção, forme uma sala de aula exclusiva para elas, falando do mesmo assunto que as crianças estarão estudando, mas de uma forma especifica para elas, passe algumas tarefas e trabalhos manuais (crochê, artesanatos, bordado, pintura, reciclagem, culinária, etc)

D – APOIO EM ORAÇÃO

O setor deve ser estruturado por um coordenador que por sua vez, cuidará de montar a sua equipe de trabalho. As eles caberá a responsabilidade de:
1. Agendar os dias de oração, que deverá ser devidamente relacionada no calendário do departamento infantil;
2. Convidar pessoas com ministério específico;
3. Propor um trabalho conjugado com o departamento de oração da Igreja;
4. As orações deverão ter um alvo (EBF).

E – DIVISÃO DE TAREFAS

CORDENADOR
Liderança, organização e supervisão de todo o trabalho;

PROFESSOR
O professor foi separado apenas para lecionar nas classes, por este motivo deve estar devidamente preparado para tal tarefa e nunca se esquecer que. O que ele ensina para a criança ficará para a eternidade na vida dos pequeninos fazendo a diferença entre a eternidade com Deus ou a separação eterna. Pois é na infância que se forma o caráter Espiritual de uma criança, Deus fala no coração da criança através do ensino de Sua Palavra;
AUXILIARES
Ajudar nas classes dando o apoio aos professores como, por exemplo: Levar as crianças ao banheiro Manter a sala limpa. Verificar se a material necessário na sala Cuidar das crianças que estão chorando Ajudar na alimentação dos menores
SUPERVISOR
Observação da disciplina das crianças inclusive no pátio e nos banheiros.
ARTE E DIVULGAÇÃO
Pessoal para confeccionar o material e ornamentar o ambiente. A propaganda é um poderoso instrumento de divulgação ela poderá ser feita através de recursos áudio visuais tais como: Jornal de bairro, Cartaz espalhado pela Igreja, Faixa de tecido ou plástico, espalhado em ruas ou lugares estratégicos. Divulgação em radio e nas escolas públicas e particulares através de folhetos, etc. O primeiro passo é divulgar entre as crianças na EBD.
SECRETÁRIO
Fornecer relatórios, ficha de inscrição, além de registrar as decisões por Cristo. Também encarregar-se de distribuir lembrançinhas as crianças que visitam pela primeira vez a EBF.
COZINHEIROS

Responsável pela preparação do lanche.
ANIMADORES
Responsável pela recreação da EBF exemplo:
· Gincana
· Maratonas
· Desafios
· Teatros
· Competição em geral.
BRINDES
· Canetas
· Porta lápis (reciclados)
· Agendas
· Quebra cabeças
· Livros
· Bíblias
· Harpas
· Cds
RESPONSÁVEL PELA MUSICALIZAÇÃO
Preparar as musica com os visuais e instrumentos musicais necessários. As musicas deverão ser relacionadas com o tema.
RESPONSÁVEL PELA LIMPEZA
Manter o local da EBF limpo, banheiros.

EXEMPLO DE PROGRAMAÇÃO (BREVE ROTEIRO)

14:00 – Boas vindas às crianças;
14:15 – Oração;
14:20 – Apresentação do tema da EBF;
14:25 – Cantando a música tema da EBF;
14:30 – Memorização da divisa (versículo) do dia;
14:40 – Cânticos;
14:55 – Oração
15:00 – Lanche
15:20 – Dividindo em classes
15:25 – Lição Bíblica
15:45 – Trabalho manual
16:05 – Recreação dirigida
16:25 – Todos no templo
16:30 – Versículo do dia e cântico oficial da EBF
16:40 – História Missionária
16:55 – Oração de despedida
17:00 – Término

EBF – O pontapé inicial pra você evangelizar os pequeninos!

Obs.: Tenho histórias missionárias, posso enviar por email é só pedir. Não sabe como montar sua EBF? Que lições contar pra um determinado tema? Mande pra mim o seu tema que eu monto o programa da EBF pra você, a única coisa que desejo em troca e saber que você está edificando os pequeninos. Mandem para pequeninospracristo@hotmail.com

A EBF, isto é, a escola bíblica de férias tem como principal objetivo ganhar crianças para o Senhor Jesus.
O que é a EBF? É uma programação feita para as crianças; se dá no período de férias, justamente para que as crianças possam comparecer; dura de três a cinco dias, podendo durar até mesmo uma semana.

Pra que serve a EBF na vida da criança?Ø
Criança não salva receber a Jesus como o único e verdadeiro caminho;
Ø Desenvolver na criança salva hábitos cristãos;
Ø Ajudar a criança nova convertida a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo;
Ø Cooperar com os pais na educação dos filhos;
Ø Aumentar o número de crianças na igreja e conseqüentemente o número de almas para o Senhor Jesus.

Preciso de quantas pessoas pra organizar a EBF?

Não há como definir um número exato de pessoas, isso depende da quantidade de crianças que participará do evento, mas posso garantir: quantas mais pessoas desejosas em ajudar melhor será; no entanto, tais pessoas necessitam de uma pequena preparação antes, pois ficar na EBF só pra dizer depois que ajudou; e, na verdade não fazer nada, de nada adiantará, pelo contrário atrapalhará. E, digo por experiência própria. Tente montar uma comissão organizadora para a EBF.

Comissão Organizadora
Ø Professores da EBD (principalmente das classes infantis), apóio de alguns pais e dos pastores da igreja;
Ø Coordenador de todo trabalho da EBF, pode ser o líder do ministério infantil local;
Ø Se for dividir por faixas etárias. precisará de mais professores, dois para cada faixa, ou seja, seis professores. Eles ministrarão a palavra e contarão a história evangelista;
Ø Uma pessoa para dirigir o período de louvor, de preferência com um instrumento.
Ø Uma equipe para o lanche;
Ø Pessoas que auxiliem nos trabalhos manuais;
Ø Secretária, que anotará os dados das crianças que foram e das que se decidiram;
Ø Adolescentes ou jovens para a propaganda: colar cartazes, contratar carro de som, convites de casa em casa, etc. A propaganda pode começar 2 meses antes do evento, mas os convites só devem ser distribuídos 10 dias antes;

Duração da EBF
A maioria das EBFs ocorre durante uma semana. A programação inicia-se às segundas-feiras e termina aos sábados. No sábado deve haver um encerramento todo especial, contendo: marcha com as crianças, bandinha (as crianças levarão instrumentos feito com sucata, isso deve ser avisado desde o primeiro dia do evento), palavra de encerramento com o Pastor da igreja, prêmios às crianças que levarem mais visitantes e às crianças que decorarem todos os versículos, etc. No encerramento também deverá ser feito um mural com os trabalhos manuais das crianças e o lanche deverá ser o melhor da EBF.
O evento deve durar 3 horas por dia.

Como dividir as classes
O ideal é dividir em três faixas etárias:
Ø 3 a 6 anos;
Ø 7 a 9 anos;
Ø 10 a 13 anos;
Não sendo possível a divisão anterior, então dividam assim:
Ø 3 a 7 anos;
Ø 8 a 12 anos;
Cada faixa etária deverá usar um chapéu ou viseira de cor diferente.

Quanto tempo para organizar o grupo e se reunir?
Com seis meses de antecedência, não é exagero, são muitos detalhes; durante todo o processo o grupo deverá se reunir para orar pela EBF.

O que preciso comprar?
Ø Lanche, de preferência consiga doações – Atenção! Lanche de ótima qualidade!
Ø Lições Bíblicas com visuais, cada dia uma lição bíblica diferente que complete o dia anterior, sugiro o livro sem palavras ilustrado da APEC. Existem vários kits pra EBF na APEC e em outras editoras evangélicas. Você pode montar as histórias bíblicas e os visuais, ore ao Senhor e peça a Ele criatividade.
Ø Lições Evangelísticas – Sim, são duas lições por dia, a lição bíblica como supracitada e a lição evangelística, que é aquela que continua no outro dia; esse tipo de lição sempre termina com um suspense e faz a criança querer voltar no outro dia; também é chamada de história missionária. A APEC tem varias histórias missionárias encantadoras.
Ø Materiais para os trabalhinhos manuais. Depende do que você irá fazer. O trabalho manual do dia deve estar relacionado à lição bíblica do dia. Você pode elaborar no computador e tirar Xerox pra crianças; lembrem-se as crianças menores precisarão de um trabalho manual específico para a idade.
Ø Crachá para os ajudantes e professores do evento;
Ø Chapéus ou viseiras para as crianças, aventais se forem usar tintas;
Ø Presentinhos para as brincadeiras e concursos durante a EBF;
Ø EVA para a confecção dos versículos diários e do tema. Cada dia a criança memorizará um versículo e além destes, a EBF tem um versículo tema, que chamamos de divisa.
Ø Se a igreja não possuir um data show ou um retro-projetor, será preciso papéis 40 kg para a confecção dos cânticos;

TNT para confecção de versículos (varal);
Exemplo de programação (breve roteiro)
14:00 – Boas vindas às crianças;
14:15 – Oração;
14:20 – Apresentação do tema da EBF;
14:25 – Cantando a música tema da EBF;
14:30 – Memorização da divida (versículo) do dia;
14:40 – Cânticos;
14:55 – Oração;
15:00 – Lanche;
15:20 – Dividindo em classes; -
15:25 – Lição Bíblica
15:45 – Trabalho manual
16:05 – Recreação dirigida (não para as crianças brincarem de qualquer maneira);
16:25 – Todos no templo.
16:30 – Versículo do dia e cântico oficial da EBF;
16:40 – História Missionária
16:55 – Oração de despedida!
17:00 – Término;

Nenhum comentário: